Saber como fazer o dinheiro render na aposentadoria deveria ser um interesse de todos! É só pensar que depois de trabalhar por anos, você vai sonhar com esse momento, quando poderá desfrutar de um descanso merecido. Porém, também vai chegar a preocupação com os rendimentos da previdência pública e de que maneira você fará com que o dinheiro renda o suficiente para arcar com todas as despesas. Especialistas mostram que fazer um esforço e poupar por conta própria é a melhor maneira de aumentar os rendimentos e ter uma aposentadoria mais tranquila. Com isso, vem também o questionamento: devo fazer um plano de previdência privada? Nem sempre.

No post de hoje falaremos sobre as melhores formas de aplicação para o seu dinheiro e quais investimentos podem ser mais rentáveis a longo prazo. Confira agora!

Como fazer o dinheiro render? Planejamento é o segredo!

Antes de mais nada, você precisa fazer um planejamento detalhado do tempo de investimento e seus riscos. Todo investimento, por mais seguro que seja, possui algum risco. Por isso, um planejamento certamente ajudará a entender como cada aplicação acontece e o quanto é preciso investir para conseguir o retorno desejado. O ideal é variar entre fundos fixos — aqueles que você sabe quanto renderá — e o os de renda variável, em que os rendimentos variam de acordo com o tempo, por exemplo. Nesse momento, ter bom senso é primordial. Como os investimentos de renda variável (as ações, por exemplo) possuem maior risco, vale a pena separar uma parte do seu capital para essas aplicações. Quanto mais tempo você tiver para investir, mais poderá arriscar. Faça uma conta simples: se você pretende se aposentar daqui 30 anos, invista 30% em fundos de renda variável.

A persistência será recompensada

Sabe quando você deseja comprar algo e, para isso, deixa de gastar com coisas supérfluas e faz escolhas? Poupar para a aposentadoria é exatamente assim. É preciso guardar uma certa quantia de dinheiro todos os meses, sem falta. Por isso, planeje seu orçamento considerando esse investimento em vez de poupar apenas aquilo que sobrar de suas despesas.  E se surgir um bônus, um dinheiro extra, aproveite para reforçar a sua aposentadoria. Isso não significa que você deve passar toda a vida poupando dinheiro. O objetivo aqui é poder contar, futuramente, com uma aposentadoria maior.

Já pensou em investir no Tesouro Direto?

Para investimentos a longo prazo, uma boa opção são os títulos do Tesouro Direto. Afinal, eles rendem de acordo com a alta da inflação, o que possibilita que o ganho permaneça acima do aumento dos preços. Novamente, trata-se de um investimento a longo prazo, já que para ter grandes rendimentos é preciso que o título permaneça lá até o prazo de vencimento. O Tesouro Direto não possui liquidez diária ou semanal, como a poupança. E, é claro, quanto mais investimento, mais esses títulos passam a valer.

Ativos de renda variável podem aumentar os ganhos

Diversificar os investimentos pode trazer segurança e aumentar os rendimentos. Por isso, reserve uma parte do seu dinheiro para ativos de renda variável. Esse tipo de investimento pode trazer mais ganhos e fazer sua aposentadoria render.

Para quem não tem muita experiência, optar por fundos de investimento pode ser interessante, especialmente os de multimercados, que podem mudar de renda variável para fixa, de acordo com a realidade da economia. O importante é fazer um planejamento detalhado e consciente, para desfrutar de uma aposentadoria tranquila e estável.

Gostou dessas dicas? Deixe um comentário e compartilhe conosco!

Ainda tem dúvidas sobre como fazer seu dinheiro render após a aposentadoria? Não esqueça que pode contar com nossa Consulta Livre.